domingo, 7 de julho de 2013

DOCUMENTÁRIO: ORDEM TERCEIRA DO CARMO EM ALGUMAS CIDADES DE MINAS


A Ordem Terceira do Carmo é formada por leigos que tem uma grande devoção a Nossa Senhora do Carmo. Esta Ordem tem como princípio a Espiritualidade e a Contemplação, diferente de outras irmandades que tem a preocupação com o financeiro. As pequenas taxas cobradas pelos priores da Ordem Terceira do Carmo tem o único objetivo de manter a festa de Nossa Senhora no dia 16 de julho de cada ano, pois a maioria das igrejas de Nossa Senhora do Carmo em Minas são tombadas pelo patrimônio que tem o dever de zelar por elas.

Igreja da Ordem Terceira do Carmo de Serro - MG

 A Ordem Terceira do Carmo em Serro tem aproximadamente três séculos e iniciou pertencendo ao Sodalicio de Mariana e depois ao Sodalício de Diamantina-MG.

Ordem Terceira do Carmo de Diamantina durante as celebrações da Semana Santa de 2010.

                                                     
Ir Geraldo da Ordem Terceira de Diamantina
Ir Geraldo da Ordem Terceira de Diamantina, foi formador da Ir. Antônia e seu filho Ivan de 2001 a 2003.



O Sodalício da cidade de Diamantina ainda conserva a beleza do Hábito e a verdadeira espiritualidade. Podemos ver claramente isto nas festas religiosas como a Semana Santa e a festa de Nossa Senhora do Carmo que é feita todos os anos com muito empenho pelo Sodalício e pelos padres da Arquidiocese de Diamantina.


Festa de Nossa Senhora do Carmo em Serro, aproximadamente por volta de 1925



O Sodalício da Ordem Terceira de Serro não conservou o Hábito e nem o novenário e a festa original. Hoje tem apenas um uniforme: blusa cor palha e calça marron. Durante alguns anos fizeram o tríduo, uma missa e procissão no dia 16 de julho. Mas neste ano não se fará sequer o tríduo, irão comemorar apenas a dedicação da Igreja do Carmo de Serro no dia 1º de outubro e comemorar o dia de Santa Teresinha.


Irmãos da Ordem Terceira do Carmo de Serro em 2012

Esqueceram a nossa Mãe do Carmelo. Como filhos, poderíamos esquecer a nossa Mãe Santíssima?
A cidade de Serro-MG tem duas festas de Nossa Senhora que são as mais lindas do mundo: A festa de Nossa Senhora do Rosário e a festa de Nossa Senhora do Carmo.


Rosário e Escapulário: As maiores Devoções da Igreja

Em Roma tem um lindo quadro de Nossa Senhora entregando de um lado o Escapulário a São Simão Stock e do outro lado entregando o Rosário ao São Domingos. Isto revela as duas principais devoções que deveremos ter: o rosário e o escapulário. Portanto, cabe aos serranos não deixarem morrer estas duas devoções, realizando todos os anos a festa de Nossa Senhora do Rosário e a Festa de Nossa Senhora do Carmo.

Irmã Antônia Coelho e seu filho, os únicos terceiros carmelitas de Serro que conservaram o tradicional Hábito Carmelita, em 2012.

Foi por este motivo que solicitei da paróquia de Serro uma missa no dia 16 de julho de 2013 em homenagem à Nossa Senhora do Carmo e também para me professar meus votos perpétuos na Ordem. Não poderia deixar passar despercebido uma data tão importante para nós que somos carmelitas.




Devo lembrar que a minha devoção à Nossa Senhora do Carmo vem de família. A minha bisavó Maria Claretice de Souza pertencia ao Sodalício de Serro e foi priora em 1925. Daí vem a minha devoção a Nossa Senhora. As fotos da festa de Nossa Senhora do Carmo em Serro no ano de 1925 mostra claramente a beleza e a devoção de filhos que prezavam a Mãe do Carmelo.


Irmãos Terceiros Carmelitas de Serro na Festa de 16 de Julho em 1925. Provavelmente este padre ao lado do andor de Nossa Senhora do Carmo é o Cônego Lafayette da Costa Coelho que vinha ao Serro nas férias visitar a sua família.

Eu ingressei no Sodalício de Serro em 2009, mas já pertencia a Ordem Terceira de Diamantina há muitos anos, onde estudei a Regra do Carmo com o Irmão e Formador Sr. Geraldo Dacilo. Foi através dele que meu filho Ivan Flávio de 7 anos de idade na época, (fundador da Ordem Terceira Mirim do Carmo em Diamantina, em maio de 2001) e eu aprendemos a espiritualidade e a história carmelitana, inclusive a história de Santo Elias, Santo Eliseu e Santa Teresa D'Avila que são exemplos para os carmelitas.

Atualmente, vejo a devoção a Nossa Senhora do Carmo acabando não somente em Serro, mas em outras cidades, como por exemplo em Belo Horizonte. Durante alguns anos houve um Sodalício funcionando, mas ficou por mais de 40 anos fechado.

Curso de Formação para a Ordem Terceira do Carmo em 2011, palestrando, Paulo Daher.

Num curso de formação de leigos carmelitas que participei em novembro de 2011 em BH-MG, o conselheiro Sr. Paulo Daher disse que precisava aumentar a taxa mensal dos sodalícios porque ele precisava de dinheiro para viajar de avião dando curso pelo país.

O sodalício que não dependia de orientação de frade em sua cidade, como é o caso de Diamantina e Serro, que tinha como orientador espiritual o pároco de sua cidade e o bispo diocesano funcionava bem seguindo a Regra do Carmo, mas depois os leigos foram deixando a Ordem do Carmo para colaborar com outras irmandades locais.

 Estudar a Regra do Carmo, fazer um estatuto local, eleger um orientador espiritual de nossa diocese, participar das missas dominicais, comungar, adorar o Santíssimo e rezar o terço seria fundamental para manter viva a fé em Jesus e Maria. A caridade e o amor ao próximo são importantes, mas se tornam inúteis sem a espiritualidade. O Carmelita tem que ser exemplo na Igreja mantendo firme na fé e comprometido com as obras, pois fé sem obras é morta.


Santo Elias Profeta: O mais importante Profeta do Antigo Testamento, denúnciou as injustiças e heresias de sua época.
I Reis, 19.

Termino ressaltando que a Espiritualidade Carmelitana não prega aquele silêncio de fechar a boca totalmente deixando as injustiças sociais perpetuarem. O silêncio do carmelita é no coração para poder escutar o barulho do lado de fora e depois denunciar. A missão do carmelita é profética!

Nenhum comentário:

Postar um comentário